terça-feira, 29 de maio de 2018

Quebrando a banca - ( Como estou ganhando dinheiro com o mercado em queda).

             
                                  





                As quatro etapas do populismo econômico by Nicolás Cachanosky.

O populismo econômico — ou a política econômica populista — pode ser caracterizado como sendo um programa de governo que recorre a uma maciça intervenção do estado em vários setores da economia, incentiva o consumismo (ao mesmo tempo em que desestimula os investimentos de longo prazo), e incorre em déficits no orçamento do governo. 


Além de se tratar de um modelo insustentável no longo prazo, o populismo econômico possui vários estágios entre sua adoção e seu inevitável fracasso.  A última década de extremo populismo na Argentina e na Venezuela [Nota do editor: e, em menor grau, no Brasil, como será demonstrado mais abaixo] pode ser descrita como tendo seguido exatamente este padrão.

Após observarem a experiência populista em vários países da América Latina, os economistas Rudiger Dornbusch e Sebastián Edwards identificaram em seu artigo "Macroeconomic Populism" (1990) quatro estágios universais inerentes ao populismo.  Ainda que o populismo possa apresentar uma grande variedade de políticas, certas características parecem estar presentes na maioria dos casos.

O populismo normalmente estimula uma mobilização social em prol do governo, faz uso maciço da propaganda glorificando determinados políticos, utiliza símbolos e práticas de marketing para incitar os sentimentos dos eleitores, e recorre frequentemente a uma retórica que apela à luta de classes.

 O populismo é especialmente voltado para aqueles que têm uma renda baixa, ao passo que, paradoxalmente, as elites que controlam o partido dominante não explicam a fonte da milionária renda do seu líder.  Governantes populistas têm facilidade em utilizar bodes expiatórios e em recorrer a teorias conspiratórias para explicar por que o país está passando por dificuldades, ao mesmo tempo em que se apresentam à população como os salvadores da nação.  Para alguns, o populismo está associado à esquerda e a movimentos socialistas; para outros, à direita e a políticas fascistas.
Os quatro estágios do populismo, identificados por Dornbusch e Edwards, são:

Estágio I
O populista é eleito e faz um diagnóstico sobre tudo o que está ruim na economia.  Ato contínuo, ele implanta políticas voltadas para atacar os sintomas e não para curar a doença. Há aumento dos gastos, há inchaço da máquina pública e há incentivos ao consumismo (mas não ao investimento de longo prazo).  Nos primeiros anos de governo, as políticas aparentemente funcionam.  A política macroeconômica mostra bons resultados, como um PIB crescente, uma redução no desemprego, um aumento real nos salários etc. 
Como a economia está partindo de uma base baixa, há o chamado "hiato do produto", que é a diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial.  Isso permite que estímulos econômicos artificiais gerem um crescimento econômico grande no curto prazo e sem pressões inflacionárias.  Adicionalmente, o governo paga pelas importações utilizando as reservas do banco central (artifício esse favorito de Venezuela e Argentina) e impõe regulamentações para controlar alguns preços (uma política de congelamento de preços é aplicada em simultâneo a uma política de subsídios para grandes empresas). 
Tudo isso faz com que a inflação de preços fique relativamente sob controle.

Estágio II
Alguns gargalos começam a aparecer, pois as políticas populistas enfatizaram o consumismo e se esqueceram do investimento (mesmo porque os populistas tendem a demonizar empresários capitalistas). 
Como consequência, o estoque de capital do país está sendo consumido mas não está sendo reposto.  A produtividade cai.
Adicionalmente, as reservas internacionais utilizadas para pagar pela importação de produtos básicos também começam a cair.
Um aumento nos preços de vários bens — até então controlados — se torna imperativo, pois os produtos estavam se tornando escassos.  Esse aumento geral de preços, o que equivale a uma redução no poder de compra da moeda e a um aumento do custo de vida, frequentemente leva a uma desvalorização na taxa de câmbio.  Os preços dos serviços de utilidades públicas (eletricidade, tarifas de ônibus etc.) e da gasolina, controlados pelo governo, também começam a subir, pois o governo necessita de mais receitas. 
Tal cenário leva a uma fuga de capitais, a qual é momentaneamente estancada pela imposição de controle de capitais.  Investidores estrangeiros fogem do país, o que reduz ainda mais os investimentos produtivos.
O governo tenta controlar seu orçamento e seus déficits, mas fracassa.  Dado que o custo dos prometidos subsídios à eletricidade, à gasolina e a algumas grandes empresas (as favoritas do governo) aumenta continuamente apenas para compensar o aumento do custo de vida, os déficits do governo aumentam.  Novos impostos são criados e alíquotas são majoradas.  A economia informal começa a crescer.
Nesse ponto, reformas fiscais se tornam necessárias, mas são evitadas pelo governo populista, pois elas vão contra toda a retórica do governo e toda a sua base de apoio.

Estágio III
Desabastecimentos e vários problemas relacionados à escassez se tornam significativos.  Dado que a taxa nominal de câmbio não foi desvalorizada no mesmo ritmo da inflação de preços, há uma saída contínua de capitais (as reservas internacionais caem ainda mais).  No extremo, a alta inflação de preços empurra a economia para uma desmonetização.  A moeda local é utilizada apenas para transações domésticas.  Os cidadãos passam a poupar em dólares americanos.
A queda na atividade econômica afeta as receitas tributárias do governo, piorando ainda mais os déficits orçamentários.  O governo tem de cortar subsídios. 
Para estancar a perda de reservas internacionais, uma nova desvalorização da taxa de câmbio é feita.  O custo de vida dispara, a renda real dos cidadãos despenca, e sinais de instabilidade política e social surgem diariamente. 
[Nota do editor: neste ponto, saques a comércios e residências se tornam comuns, como na Argentina.  Na Venezuela, a distribuição de alimentos foi colocada sob supervisão militar.]
O fracasso do projeto populista se torna evidente.

Estágio IV
Um novo governo é eleito (ou o próprio governo é reeleito) e é obrigado a fazer ajustes "ortodoxos", possivelmente sob a supervisão do FMI ou de organizações internacionais que forneçam os fundos necessários para fazer as reformas econômicas (isso ocorre majoritariamente quando o país precisa de recompor suas reservas internacionais).
Como o estoque de capital do país foi consumido e destruído, sem ser reposto, os salários reais caem para níveis abaixo daqueles que vigoravam antes do início das políticas populistas.  O novo governo "ortodoxo" tem então de recolher os farrapos que restaram e tentar cobrir os custos das políticas fracassadas feitas pelo regime anterior.  Isso normalmente implica políticas de austeridade, altamente impopulares.
Os populistas se foram, mas os estragos de suas políticas continuam totalmente presentes.

O populismo econômico segue firme e forte
Embora Dornbusch e Edwards tenham escrito seu artigo em 1990, as similaridades com o que ocorre hoje em países como Venezuela, Argentina e Bolívia [Nota do editor: e, em menor escala, no Brasil] são notáveis. 
Nos últimos anos, para manter as ideias populistas firmes na mente dos eleitores, a Venezuela criou o  Ministério da Suprema Felicidade Social e a Argentina criou uma Secretária do Pensamento Nacional.
Esses quatro estágios são, na realidade, cíclicos.  O movimento populista utiliza o quarto estágio para criticar as políticas "ortodoxas" adotadas pelo novo governo (que pode apenas ser o mesmo governo reeleito, mas com novos ministros), e argumenta que, durante o reinado dos populistas, as coisas estavam melhores.
Dado que as políticas ortodoxas quase sempre se baseiam exclusivamente no aumento de impostos, as coisas dificilmente melhoram.  A renda real segue em queda e a economia segue em contração.  Consequentemente, a opinião pública, descontente com as medidas adotadas no estágio IV, concede ao movimento populista uma vitória nas próximas eleições.  Os populistas recebem uma economia em recessão e o ciclo recomeça do estágio I.
Não é de se surpreender que governos populistas normalmente surjam após tempos difíceis causados por crises econômicas.  Um governo populista mais ousado pode conseguir evitar o estágio IV descobrindo novas maneiras de permanecer no governo, como, por exemplo, proibindo eleições ou criando resultados eleitorais falsos. 
Nesse ponto, o governo populista consegue transformar o país em uma nação totalmente autoritária.




Argentina:
 Matéria de 2016
http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/11/quanto-cresceu-a-divida-da-argentina-na-gestao-macri-e-por-que-isso-pode-ser-seu-calcanhar-de-aquiles.html




Resumo:
  1. Macri manteve o nível alto do gastos públicos do governo anterior
    "A preocupação é que vemos um grande crescimento do deficit fiscal e da dívida pública, mas não do investimento produtivo e isso, somado ao atraso do tipo de câmbio real, pode provocar sérias dúvidas no futuro sobre a capacidade efetiva do Estado de gerar dólares e pesos o suficiente para cumprir seus compromissos com os credores", disse à BBC.
  2. "A nossa sociedade pensa que é muito mais rica do que é e está inclinada demais a desacreditar qualquer governo que peça um ajuste", afirmou Juan José Cruces, diretor do Centro de Investigação de Finanças da Universidade Torcuato di Tella, em Buenos Aires.





Brasil 

Matéria 2016:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/06/temer-promete-austeridade-mas-governo-aumenta-gastos.html


  1. Resumo:Aproveitando a onda de bondades do governo, os empresários do comércio também chegaram ao Planalto de pires na mão. Pediram ao presidente em exercício, Michel Temer, um refinanciamento de suas dívidas. Saíram de mão abanando, apenas convidados a voltar mais vezes. Não tiveram a mesma sorte de governadores, servidores e beneficiários do Bolsa Família.
  2. Generosidade que passa dos R$ 127 bilhões: R$ 67,8 bilhões do reajuste para os servidores da ativa e aposentados até 2018; R$ 50 bilhões da renegociação da dívida dos estados; R$ 4,8 bilhões com reajuste do Bolsa Família até 2017; R$ 2,9 bilhões de ajuda ao Rio de Janeiro, em estado de calamidade; R$ 1,7 bilhão de renúncia fiscal com a ampliação do Supersimples em um ano.




    Itália:http://www.wallstreetitalia.com/news/italia-deficit-aumenta-di-47-miliardi-per-salvataggio-delle-due-banche-venete/

    Resumo: Deve mais que as cuecas


    Conclusão:



    O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada. George Bernard Shaw 

    A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente. George Bernard Shaw

    As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no. George Bernard Shaw 



                                                                        

17 comentários:

  1. E como vc tá ganhando? Cadê a resposta do título?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa que via vir mais posts, este é apenas o primeiro.

      Leitura de cenário e analise macro.

      Excluir
    2. En mycket bra dag till dig där ute, jag heter Thapanee Wadee från Thailand. Har du letat efter ett lån? Behöver du ett brådskande personligt eller företagslån? Kontakta fru Jennifer Roberts Lånfirma med kontaktnummer +1(480)939-8543. Hon hjälper mig med ett lånebelopp på 5 000 000,00 ฿ efter att ha blivit rånad på cirka 150 000 ฿ av en man som hävdar att han är en legitim långivare, men idag är jag tacksam för Gud för att hjälpa mig att träffa den här legitima långivaren Mrs Jennifer Roberts som har lyckats till mitt liv. För alla där ute som behöver ekonomiskt hjälp vänligen kontakta detta företag via:jenniferrobertsloanfirm46@gmail.com eller jenniferrobertsloanfirm46@outlook.com eller via-hemsida:https://jenniferrobertsloa.wixsite.com/mysite

      Excluir
  2. Quero ver quem consegue fazer uma reforma da escala do quarto estágio no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente só quando quebra.
      Ainda estamos longe deste cenário , mas argentina já chegou lá.

      Excluir
  3. No Brasil estou aguardando o cabra macho que vá mexer na "caixa de marimbondo" chamado funcionários público alto escalão, sindicatos e políticos com suas mordomias. Aí sim quero ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortar gasto dessa turma até agora não vi alguém com muita coragem de mexer.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Qualquer dúvida para não falar que implicância conferir orçamento público e quadro fiscal aqui.

      https://www12.senado.leg.br/ifi/publicacoes-ifi

      Excluir
    4. Quando você aprova legisla , aprova leis, orçamentos etc

      Você votaria contra si mesmo? Fica difícil acreditar nisso.

      Ainda mais no sistema brasileiro aonde precisa angariar apoio com senadores e deputados.

      Este pessoal quando quer angariar apoio geralmente o faz inflando estado e gastos, também o faz oferecendo cargos e afins como moeda de troca.

      O funcionalismo tem orçado para ano 2018 aproximadamente 300 bilhões de reais , no próximo ano algo em torno de 319 bilhões de reais. Ainda existe muitos juízos que ganham muito acima do teto constitucional.


      O maiores gastos são previdência e funcionalismo, não adianta enquanto não mecher nestes dois tipos de gastos vai ficar tudo na mesma.

      Excluir
  4. Show Mestre! Apareça mais.

    Comprei Porto Seguro hoje (PSSA). Fiz merda? Fiz uma análise há uns 3 meses atrás, lembrando das suas dicas, coloquei ela na lista de aportes.

    Ps.: Esperando receber o dinheiro de venda do último imóvel, vou duplicar ou triplicar minha posição em ABCP ... Quero renda perene, e a R$ 15,00 tá bom demais (torcendo pra cair mais ...).

    Abração e sucesso aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porto seguro esta mais para setor de autos. Se trata de uma ótima empresa.

      Só que na minha modesta opinião prefiro setor de resseguros: IRBR, margens maiores e perfil de sinistralidade melhor.

      Se trata da maior resseguradora do país! Como me arrependi de não comprar no IPO hahaha


      ABC comprei muito na faixa dos 15 ! Estou chegando na faixa das 14 mil cotas.

      Eu sábia que no segundo semestre a renda iria aumentar.









      Excluir
    2. Sim, Vão distribuir 9 centavos ... Tô de olho e vou entrar pesado semana que vem. Boa

      Excluir
  5. Olá, eu sou Ariela Lopes, atualmente morando em São Paulo, Brasil. Eu sou uma viúva no momento com quatro crianças e eu estava preso em uma situação financeira em maio de 2017 e eu precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei obter empréstimos de várias empresas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. Mas, como Deus quer, fui apresentado a uma mulher de Deus, uma credor de empréstimo privado que me deu um empréstimo de 50.000 dólares e hoje sou proprietário de uma empresa e meus filhos estão indo bem no momento, se você precisar entrar em contato com alguma empresa. referência para garantir um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, nenhum assinante co com apenas 3% de taxa de juros e melhores planos de reembolso e cronograma, entre em contato com Mrs Linda Robert (mrslindarobertloanfirm@gmail.com). Ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais. Você pode contatá-lo através de seu email.

    Informações de contato.

    Email: (mrslindarobertloanfirm@outlook.com)

    http://privatelanders12.wixsite.com/loan

    Número do WhatsApp: +1 (914) 705-7641

    ResponderExcluir

  6. Oferecemos empréstimos na faixa de US $ 10.000 a US $ 200.000.000,00 à taxa de juros de 3%. Nossos empréstimos são bem seguros e a máxima segurança é nossa prioridade; Pessoas interessadas podem entrar em contato conosco hoje via e-mail stevendonaldloanfirm36@gmail.com
    Por favor, note que se você tem menos de 18 anos não se inscrever, escreva todas as suas informações devidamente verificadas com a alta comissão do seu país, por isso, certifique-se de que você é aplicável a você. INFORMAÇÃO DO CONTRATANTE 1) Nome completo: ......... 2) País: ......... 3) Endereço: ......... 4) Estado: .... ..... 5) Sexo: ......... 6) Estado civil: ......... 7) Emprego .......... 8) Telefone: ......... 9) Posição atual em vez de trabalho: 10) Renda mensal: ......... 11) Montante do Empréstimo Requer: ......... 12) Duração do Empréstimo : ......... 12) Solicitou um empréstimo Antes .......... 13) Idade ..........

    MELHOR REGRAS

    ResponderExcluir
  7. En mycket bra dag till dig där ute, jag heter Thapanee Wadee från Thailand. Har du letat efter ett lån? Behöver du ett brådskande personligt eller företagslån? Kontakta fru Jennifer Roberts Lånfirma med kontaktnummer +1(480)939-8543. Hon hjälper mig med ett lånebelopp på 5 000 000,00 ฿ efter att ha blivit rånad på cirka 150 000 ฿ av en man som hävdar att han är en legitim långivare, men idag är jag tacksam för Gud för att hjälpa mig att träffa den här legitima långivaren Mrs Jennifer Roberts som har lyckats till mitt liv. För alla där ute som behöver ekonomiskt hjälp vänligen kontakta detta företag via:jenniferrobertsloanfirm46@gmail.com eller jenniferrobertsloanfirm46@outlook.com eller via-hemsida:https://jenniferrobertsloa.wixsite.com/mysite

    ResponderExcluir

  8. Conseguir um empréstimo legítimo sempre foi um problema enorme para os clientes que têm problemas financeiros e precisam de solução para isso. A questão do crédito e da garantia é algo que os clientes estão sempre preocupados quando procuram um empréstimo de um credor legítimo. Mas ... fizemos essa diferença na indústria de empréstimos. Nós podemos arranjar um empréstimo a partir do intervalo de US $ 5.000,00 a US $ 500.000.000,00 USD tão baixo quanto 3% de juros Por favor, responda imediatamente a este e-mail: billjohnson.loanfirm011@gmail.com

    ResponderExcluir