sábado, 13 de janeiro de 2018

Pegadinha do malandro


Fala ai seus putos : Já escrevo de antemão que não aconteceu nada comigo, estou tranquilo e operando no mercado de capitais tupiniquim , também estou aportando na medida das minhas parcas economias.

 Porque vou deixar o blog em stand by :
  • A blogosfera brasileira anda um lixo!! existe inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro no mercado com estratégias das mais simples ou mais sofisticadas,porém nada disso é debatido por aqui.
  • Porque vou adentrar  num projeto audacioso para ganhar dinheiro de todas formas possíveis, inclusive no mercado de capitais, sendo assim o pouco tempo que sobra para manter esta biboca funcional vai ser tonar ainda mais escasso.

  Alguns anos atrás existia discussões de estratégias relevantes por aqui onde cada participante postava seu entendimento e mostrava seus resultados no blog. Já aviso que disponho de estudos interessantes nestes sentido; recentemente estou pulando degraus importantes na caminhada rumo a IF lastreado em conhecimentos de estratégias que poderia divulgar aqui , porém algumas estratégias se encontram em fase de testes há pelo menos três anos,  penso em deixar mais três anos para postar um série de artigos sobre meu entendimento e minha experiência no mercado de capitais.

Outro ponto fundamental: Quando abri este blog meu objetivo inicial era mostrar como um pobre poderia alavancar capital e sair dos níveis mais baixos em termos de renda usando estratégias simples como frugalidade, trades oportunos, value  investing etc

Neste sentido a blogosfera anda pior que revista fuxico, não esta acrescentando nada na vida de  ninguém e muito menos na parte que me toca que é estratégias de mercado. Todo resto embora me interesse até certo ponto se tornou algo secundário, uso este blog como diário de estratégia aonde posto como pessoa física comum  que obtém  bons resultados mês a mês, sem aquele marketing todo que sabemos que existe por de trás de estratégias como value investing, trade de valor, Valuation etc.

O que temos por aqui nos últimos anos:


- Derrotismo
-  Negativismo
- Vitimismo
- Proselitismo
- Demagogia
- Sofisma


Por estes dias estava buscando ler alguns blogs famosos por aqui:
OBS: Ao adentrar nos  comentários só encontro besteiras, embora isso não seja algo novo para minha persona, tenho que admitir que o nível decaiu por demais nos últimos anos.


OBS:  Este fenômeno é uma constante na internet atualmente, já adianto que você pode até ter um blog ou canal falando sobre "pesca" que vai ter hater para falar besteira nos comentários, mas não é isso que me toca e sim a pouca utilidade prática no que tange ao cerne da teoria econômica, matemática financeira e valuation  etc, e o  mais importante não apenas escrevendo sobre teoria aleatórias,  mas  sim auferindo operações com dinheiro pessoal e colando ensinamentos em prática no mercado  real (  Skin in the game) como diria Taleb.


Outro ponto importante: Por estes dias ao discutir obviedades daquelas que você deveria aprender no ensino fundamental como: juros compostos, crescimento exponencial etc. Posteriormente cheguei a  uma conclusão estarrecedora: As pessoas em nossa sociedade negam as coisas mais lógicas possíveis em busca de conforte e aprovação social, simplesmente porque não se dão ao luxo de pensar fora da caixa.

Já adianto não importa quanto dinheiro você tenha: 

Se você é pobre de valores provavelmente vai torrar tudo com puta, carros, drogas, luxo e entretimento barato, ademais quando alguém não concorda com este tipo de pensamento é logo chamado de miserável


Outra ponto crucial, não existe meio termo em contabilidade: Na vida ou você paga juros ou recebe juros, ou seja ganha quem mais recebe do que paga, não importa o quanto você diga que é bem sucedido, se você tem X e gasta Y uma hora sua fortuna vai para o brejo.

Isso vale para investimentos e todas outras coisas na vida: 
EX:  você compra uma empresa que só da prejuizo, indiretamente você esta sustentando governo e intermediários etc,  ou quando você  vai a um banco fazer um financiamento para comprar um bem no presente , indiretamente você esta vendendo horas de trabalho no futuro.
  Outra questão importante: Não existe equilíbrio quando você se encontra na parte de baixo da pirâmide, neste sentido você tem que trabalhar para atingir um nível de dignidade que te possibilite ter acesso a bens de melhor qualidade sem precisar pagar juros exorbitantes e vender horas de trabalho no futuro.

Então aquele papinho de crescer com equilibrou só é possível quando você atinge base sólidas financeiramente falando, e acredite no Brasil quanto mais o tempo passa mais dinheiro você precisa para chegar neste nível, principalmente  pelos serviços prestados aqui serem de péssima qualidade.
  • Existe equilíbrio quando você precisa ir ao SUS morrer na fila do hospital?
  • Existe equilíbrio quando você precisa trabalhar horas a fio para sustentar meio corporativo imundo e governo obeso?
  • Existe equilíbrio quando você compra um carro super faturado deste cartel de montadoras tupiniquins e posteriormente incorre nos seguintes custos de manutenção:  estacionamento, multas, carteira, seguro, mecânico, gasolina, impostos, juros do financiamento e demais taxas, depreciação etc
  • Existe equilíbrio quando para se ganhar algo em torno de 10 mil bruto no Brasil você precisa ser um ninja filho do super man  e ter gastado rios de dinheiro com formação. OBS: ainda contar com QI ( Quem indica). Não se engane, indiretamente o sócio governo vai ficar com 40% da sua renda no mínimo.

- 27% sobre o que exceder teto da isenção
- 40% em médias nos itens de consumo
-  20% em investimentos diretamente
- 34 a 40% sobre faturamento da empresa.

Quanto sobra da sua receita bruta mesmo depois de deduzir tudo isso? E o que você recebe em troca já que precisa pagar pelo que não recebe por vias públicas novamente no mercado privado, e ao fazer isso você paga  mais  40% sobre itens de consumo ou serviços prestados.

Ai lhe pergunto que diabo de equilíbrio é este?


A constatação é que você tem que fazer o possível para ganhar muito dinheiro sem ficar se vitimizando : E isto vai exigir uma dose de sacrifício.

 Ou vai me dizer que quando você estava se formando e comendo porcamente entre trabalho e faculdade,  morando na casas dos pais para economizar dinheiro etc, você não estava se sacrificando, ou quando tinha dois empregos para aumentar renda  e trabalhava em torno de  16 horas por dia. Quando ficava até horas da madrugadas lendo relatório e edificando planilhas para entregar na empresa etc

Quando falo que busco todos os meios possíveis para aumentar  renda sou logo taxado de extremista, vamos dizer real não existe equilíbrio para quem esta na parte de baixo da tabela, faço o possível para aumentar minha renda enquanto tenho juventude e saúde para tal.


     Temos como exemplo  nosso amigo viver de renda há muito tempo nesta jornada, neste ponto da caminhada mais ou menos dinheiro não vão trazer ganhos adicionais, inclusive podem te trazer dor de cabeça ao ter que administrar muitas empresas e passivos ambulantes que perdem muito valor com o tempo.

     Neste três anos de blogosfera e mais de oito anos de caminhada: Consegui atingir uma boa marca que é muito difícil de ser alcançada por todas dificuldade elencadas acima. Enquanto nível por aqui estiver baixo como elencando acima continuarei operando no mercado e ganhando dinheiro e fazendo algo mais produtivo para alavancar capital.

Recomendo que os amigos blogueiros permitam apenas pessoas com email ou blog comentarem em suas páginas, assim evitam o sucessivo show de horrores que vemos todo santo dias  nos mais variados blogs.

O real motivo para deixar standy by o blog é porque estou sem tempo e penso em reformular  isso aqui no próximo ano.


Então aguardem que apareço no próximo ano, enquanto isso foquem no que interessa no momento aumentar as fontes de rendas e ganhar dinheiro.

Não percam tempo em demasia com coisas inúteis que nada vão acrescentar a sua vida, lembre-se tempo é nosso ativo mais precioso.

       
                              






36 comentários:

  1. Rapaz, considero essa sua postagem a melhor dos últimos tempos da blogosfera. Com toda razão, a comunidade virou revista Capricho de macho. A imagem que me vem a cabeça eh uma barbearia dessas gourmet, cheia de barbados conversando futilidades!

    Talvez com a sua ideia de aceitar somente comentários de "não-anônimos" a coisa possa mudar de rumo.

    Eu ensaiei ter meu blog em 2013, mas foi naquele período que a graça dos haters era ficar revelando quem eram os donos do blog. Uma galera saiu, eu inclusive. Ficar expondo patrimônio nessa bagunça que eh isso aqui não é para qualquer um, tem de ter coragem.

    Sei lá, tinha de fechar a comunidade, marcar uma reunião presencial com todos. Criar um clube e regras de acesso. Eu faço parte de um fórum de carro que tem partes que só são liberadas se o usuário comprovar por chassi a propriedade do veículo. Em outro, existe moderação atuante.

    Tipo, os maiores (mais ativos) blogueiros da finanças se juntariam e criariam um fórum moderado por gente adulta.

    Ah já falei demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AZrael belo nome kKK

      Este lance de moderação é uma realidade em diversos fóruns das antigas ,mesmo assim aparece gente para avacalhar.

      Lembro deste tempos gloriosos de 2013, tinha bastante hater na época, mas ainda tinha bastante blogueiro aplicando estratégias loucas no mercado e postando tudo em tempo real.

      Este lance de comunidade fechada já pode ser feito na blogosfera, importante salientar que sem comentários anônimos o nível ia melhorar bastante.

      Mas minha saída não se deu por este motivo, e sim que estou sem tempo mesmo, mas não penso terminal o blog vou editar todos minhas estratégia e fazer uma especie de compilado das estratégias usadas ao longo do tempo, mas isso quando tiver tempo.

      Abraço





      Excluir
  2. Excelente colocação Mestre. Os brokenboys são o veneno da blogsfera, para evitar o que aconteceu no blog do burguês inglório tive que ativar a moderação nos meus comentários.

    Bom ver que você não se abalou, mas peço que volte com as publicações excluídas, há muita informação preciosíssima que podem tirar os homens da lama. Seus ensinamentos são infinitamente superiores do que dos entendidos do assunto por aí que orgulham de suas certificações.

    O que o Azrael aconselhou já existe, caso queira seu ingresso ao grupo, procure o Mestre dos centavos ou o Jovem de sucesso, eles são moderadores de lá, sua companhia e conhecimento serão bem vindos.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Broken boys gostei KKK

      Este tipo de gente sempre vai existir, mas o que estraga isso é conivência da comunidade com este tipo de atitude.

      Depois com calma vou editar melhores posts e farei um compilado, até lá o blog vai se manter inativo enquanto produzo material de qualidade e dispor de tempo.


      Sobre questão especialistas que não colocam dinheiro no jogo é o que mais tem no mercado, principalmente nas corretoras de valores temos entendidos com teoria para tudo, mas ninguém ousa por dinheiro na mesa para testar as próprias convicções.

      Sobre grupos fechado prefiro ficar por ai mesmo ahahha

      Abraço














      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Ola Mestre,

    Esta certissimo! Melhor gastar tempo com coisas produtivas.

    Infelizmente concordo contigo, ao inves de ser uma rede de cooperaçao se tornou terra de comentarios ofensivos, ameaças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei antes de terminar,

      É digno de nota o patrimonio alcançado com seu aporte, começando do zero, e nem teve ajuda das criptomoedas.

      Tambem estou bem cansado de Blogosfera, pelos mesmos pontos, meu problema é este dolar diario que ganho, que acaba me prendendo aqui.

      Um abraço e sucesso.

      De vez em quando manda um alo aqui para os amigos virtuais!

      Excluir
    2. Viver esquece as migalhas de dólar: Tu consegue isso com uma operação bem sucedida em bolsa, trabalhando ou empreendendo.


      Este mês minha carteira subiu mais de 20 mil reais, o tempo que gastei fazendo estudos e analisando empresas foi mais valioso do que ficar escrevendo artigos aleatórios.

      Ademais escrever artigos bem elaborados e com aplicação prática da um trabalho desgraçado.

      Procure escrever do que tenha entendimento ou estudado profundamente.


      O que mais estudei nestes anos foi sobre valuation, só deste tema daria para passar uns três anos escrevendo artigos tamanha complexidade do tema, mas antes de escrever sobre algo procuro aplicar teoria no mercado para ver se faz sentido.

      A verdade é que faz um ano e meio que não escrevo nada de qualidade aqui hahahahha


      Possuo até uma formula matemática simples a qual uso para determinar preço justo de um FII, mas que estou em fase de testes por isso não apresentei a comunidade.

      Claro pela questão da assimetria da informação: Primeiro ganho dinheiro depois libero ahahhaha

      Fora isso estou de boa na lagoa ganhando dinheiro todo santo dia.


      Abraço




      Então é o que tenho feito até o momento hahaha


      Por este tempo tenho feito trades rápidos e oportunos para levantar uma graninha e melhorar rentabilidade da carteira.





      Excluir
    3. Beleza amigo.

      Quando tiver tempo e quiser empreender digitalmente, me avise: Vamos criar a concorrente da Bastter kkk.

      Excluir
    4. Olá, Mestre! Você poderia recomendar alguns livros sobre o assunto valuation?

      Excluir
    5. Micro investidor nerd.

      Nacional
      Valuation:Alexandre Póvoa



      Internacional:
      Valuation:Aswath Damodaran

      OBS: Livros do damodaran tem pelo menos cincos livros que valem a pena.

      Analise de balanços do warren buffet: Não se trata do instrumental de valuation , mas sim de interpretação de dados financeiros.

      Abraço

      Excluir
  4. Só li até o segundo parágrafo do post:
    Agora você entendeu pq eu (e outros) paramos com tantos posts ne?
    Nessa reconheço que "sou egoísta " pq tenho trabalhado com minha estratégia sem compartilhar.
    Agora vou ler o restante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto. Ja li tudo..
      Entao meu caro... tbm estou em standy by faz tempo.. e tenho feito estudos e colocando meu capital em jogo para concluir meu estudo, que é sobre um assunto "pesado": manipulação de mercado.
      Trata-se de jogar ao lado dos grandes players, ja q eu nunca irei vence-los.
      Siga firme nos seus estuudos e uma dica importante: não deixe de registrar nada, absolutamente nada!!! Eu deixei de registrar muita coisa...
      Temos patrimônio e aportes próximos e você que é um monstro da rentabilidade estava sendo meu benchmark.. hehheeje
      No mais.. esqueça os haters... esqueça até a blogosfera se não faz bem...
      E no fim... uma coincidência legal do seu post com o último meu: tempo é nosso ativo mais precioso.
      Abraço e sucesso!

      Excluir
    2. Isso ai não é novidade mineiro os grandes players manipulam o mercado a bel prazer.

      Junte isso a liquidez global e você tem formula perfeita para especulação.

      O difícil é saber quando eles estão vendendo, sendo assim eles tem uma estratégia muito especifica que é compra grande quantidade no fundo e ir fazendo vendas parciais ao longo de anos.


      Abraço

      Excluir
  5. Olá mestre, seus posts interação vão fazer falta. A propósito ótimo post Você já havia comentado que ia sair dessa possilga que virou a blogsfera pra aproveitar seu tempo fazendo grana. Boa escolha.

    Um abraço e se mantenha um hustler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que não libere fórmula alguma na blogsfera. Escreva um livro, mesmo que tenha que adaptar à realidade americana e vender pela Amazon.

      Excluir
  6. Depois do pobreta, seu blog é o que mais freequento. Gosto muito das suas postagens e de sua inteligencia perante o mundo das finanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Continua nas mesma pegada que você vai longe.
      Você esta apenas no inicio da caminhada, espero que obtenha ganhos neste mercado louco no longo prazo.

      Abraço

      Excluir
  7. Olá Mestre,
    Tenho a impressão que o início da decadencia foi qdo descobriram a identificação do Zé Mobral e a publicaram.
    Vejo as decadências como oportunidade para evoluir.
    Faço poucas postagens, mas mesmo assim a blogosfera financeira é útil. Prefiro ocupar minha mente com pensamentos positivos. Não desista amigo, vc é importante aqui.

    Sucesso, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé mobral também deu muitos dados alheios, mas sim vem daquela época.

      O pior foi que perdemos grandes blogueiros em 2013 e 2014 por causa disso.


      O blogo vai ficar standy by por um longo período, mas não vai acabar.

      Estou operando ativamente no mercado, volto final do ano aqui para mostrar se consegui bater a carteira das corretoras e do mercado em geral.

      Abraço

      Excluir
  8. Respostas
    1. O blog vai ficar standy by até final do ano.

      Este ano o tempo vai ficar curto, ainda mais tendo que dividir tempo com estudos e operações no mercado. hahah

      Excluir
  9. Poxa Mestre, logo agora que comecei a investir na bolsa! Aprendi tanta coisa útil aqui no seu blog para meu "desvirginamento" em investimentos sérios. Mas vai deixar o blog no ar né? Sucesso Mestre! O haterismo gratuito é uma praga digital que devora bons blogs! Não alimentem os haters!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala gerson blz kKK

      Então estou sem tempo de me dedicar ao blog, enquanto isso estou fazendo grana pesada do mercado de capitais.

      Minha saída não se da por haterismo em blog alheio, mas porque estou sem tempo e também porque blogosfera não esta acrescentando nada útil tamanha complexidade de assuntos úteis para se discutir.

      Abraço

      Excluir
  10. A busca pelo conforto e aprovação social! Esse é um risco que ronda as nossas vidas todos os dias mestre.
    Sobre o nível das discussões, muita gente boa que compartilhava conhecimento relevante já está numa condição muito mais confortável e como você falou tem haters até em blog de pesca, os caras cansam de remar contra a maré, afinal não ganham nada pra isso.
    Eu nunca tive tanto conhecimento para compartilhar, sempre fui um consumidor de informações da blogosfera, mas confesso que nós últimos 6-8 meses tenho passado pouco pelo blog dos parceiros, talvez uma reação a falta de conteúdo das informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que conteúdo em finanças para explorar é bastante vasto.

      Só que escrever posts bem elaborados com fonte de dados e conclusões objetivas da um trabalho violento.

      Primeiro você tem que se propor ler sobre as teorias vigentes, depois fazer pesquisas e por ultimo testar estas teorias no mercado, e mesmo assim vai existir algumas variáveis que quando alteradas podem resultar em conclusões completamente diferentes das iniciais.

      Então por isso o pessoal aqui não tem tido tempo de escrever algo mais elaborado, porque demanda tempo! tempo que não temos.

      Abraço

      Excluir
  11. Cara, concordo com o que você diz sobre a mesquinharia da blogosfera atualmente.

    Eu tenho muito pouco a contribuir ao conhecimento coletivo gerado pela comunidade, mas não por isso decidi ficar criando treta ou escrevendo lero-lero no meu blog ou nos comentários.

    O que acontece atualmente são tentativas desesperadas de ganhar dinheiro com AdSense e mineração de criptomoedas através dos visitantes. O desespero pra gerar um fluxo grande de visitantes é alto. Infelizmente diversos colegas esqueceram de todo o básico de se esforçar no trabalho e nos empreendimentos pra ganhar dinheiro, e decidiram apelar pra mesquinharia.

    Pra mim é mesquinharia das piores infectar toda uma comunidade pra ganhar 13 reais a mais em mineração ou AdSense. Com certeza esse dinheiro entrando vai fazer toda a diferença na vida dos caras, pode ter certeza! /sarcasm-off

    É fácil perceber e categorizar os blogs infestados de haters. Você só tem hater comentando se cria um ambiente propício a isso. Nos meus poucos posts já recebi algumas tentativas de 'flame war' vindas de alguns anons. Nesse momento você corta o mal pela raiz, entra na onda deles e automaticamente eles vão embora. Não existe ódio sem contradição, "se um não quer, dois não peleiam".

    É a mesma dinâmica das fake news. Dividir para conquistar. Gerar uma guerra dentro do blog e deixar os trouxas se degladiando na área de comentários. Enquanto eles perdem tempo em discussões inócuas, eu ganho criptos e dinheiro do AdSense.

    A questão é saber se a mixaria vinda dessas fontes realmente vale a pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem esta no inicio da caminhada otimização de taxa de poupança e rendas extras ( Aporte contam mais do que rentabilidade).

      Logo tem muita gente que perde tempo demasia com teorias de mercado quando deveria aumentar o aporte.

      Adiante com uma carteira grande a coisa muda de figura, pense que mesmo com um bom emprego tu não faz frente rendimento obtidos na carteira.

      EX: Este mês acredito que tenha ganhado 30 mil reais no mercado, cara para ganhar isso trabalhando teria que me foder de verde amarelo.

      A minha carteira atualmente esta na faixa dos 330 mil reais, 1% a.m que faço sobre este valor são 3.300 em taxa exponencial.


      Logo aporte embora ainda útil começa ficar em segundo plano e isso só tende piorar com o tempo.

      Então nessa fase que me proponho estudar mais o mercado tentando bater a média gerando alpha sobre índices passivos.


      Isso demanda tempo: Então não sei a tara deste pessoal com adsense se podemos fazer isso rapidamente operando no mercado.

      Ajuda sim, mas o tempo que tu gastar para escrever posts aleatórios poderia estar fazendo um bicos, empreendendo ou mesmo operando no mercado.

      Chego conclusão que não vale apena!

      Abraço



      Excluir
  12. Pow, tenta pelo menos manter colocando sua movimentação no mês, uma vez por mês consolidada. Teu blog nem era contaminado por essas haters, com certeza um dos melhores investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gueras nem vai dar tempo, estou numa loucura aqui que tu nem imagina.

      O mercado já me consome tempo em deamsia, não é fácil geral alpha em cima dos índices passivos.

      Final do ano no período de férias faço um post com todas minhas movimentações no ano .

      abraço

      Excluir
  13. Só você sabe o que é melhor para você sem dúvida suas postagens e comentários em outros blogs são muito boas e bem fundamentadas, eu acredito que antes do fim de 2018 você poste algo por aqui rsrsrs, será que aguenta ficar tanto tempo sem postar?

    ResponderExcluir
  14. Fala Mestre

    Realmente se algo não está te agradando é melhor suspender e voltar num outro momento mais oportuno.

    Agora o que tenho feito no meu blog pra evitar cair nessa situação que vc tem passado, é procurar diversificar os assuntos, por exemplo uns 80% do meu conteúdo é financas mas eu reservo um espaço lá pra falar sobre outras coisas do meu interesse.

    Enfim acho que até para o leitor é legal vc mudar e dar uma variada nos assuntos. Realmente se ficarmos martelando durante anos num mesmo tema vamos nos cansar. Warren já disse que investir é como ver a grama crescer. Então temos que ter paciência.

    Sobre o meu blog eh sei que ele é um projeto e como todo projeto tem um início meio e fim. Acho que vai chegar uma hora que vou me cansar também. Isso eh inevitável agente vai amadurecendo e evoluindo e nesse meio tempo mudamos muito a forma de ver a vida e o mercado.

    Acho legal que vc não chutou o pau da barraca e excluiu o blog. Vc fez o caminho certo a meu ver. Coloca na berlinda e vai voltando à medida que o ânimo voltar também.

    Ps como meu login eh WordPress não sei se vc vai autorizar o meu comentário.

    ResponderExcluir
  15. Ter um blog e escrever, imagino, é uma terapia. Aquela meia horinha escrevendo sobre o que fez no mês, seus resultados, estratégias. Não sei porque a galera tá indo embora. Todo caso, sucesso aí.

    ResponderExcluir
  16. Putz, vai fazer falta Mestre, mas também estou pensando em seguir o mesmo caminho, todavia, por enquanto só vou diminuir as postagens. O tempo é um bem precioso, principalmente para quem busca a independência financeira e cada minuto de estudo pode representar um belo % nessa jornada. Abraço e sucesso na sua caminhada!

    ResponderExcluir