quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Giro de mercado, Zé mobral e Matrix.

     Neste mês dada euforia generalizada no mercado de FII&Ações fiz mais uma das minhas famosas arbitragens de valor.  Aproveitando desempenho operacional abaixo da  média de um FII de minha carteira fiz  uma troca pontual por uma empresa com bom valuation na bolsa  a fim de aproveitar um grande upside na empresa  advindo dos próximos exercícios, tão logo este resultado venha se materializar pularei fora da operação por não  acreditar que seja uma empresa para buy&holder passivo.

  A operação até o momento me rendeu 10% = 2 mil reais em valores atualizados até este momento,  tenho range de no mínimo 45%, ou algo em  torno de 10 mil reais no mínimo para fechar a posição gradualmente e retornar para um ativos geradores de caixa em busca de outras oportunidades.


    As opções de empresas descontadas estão ficando cada vez mais raras, felizmente aguardo alguma melhora no lucro operacional para o próximo exercício  para aplicar algumas das minhas estratégias no mercado de capitais.

  Este ano apresentei um Incrível desempenho da carteira : 28,15%  OBS:  se continuar nessa pegada mesmo índice "Ibobesta" ficando estacionado durante cinco meses , muito provavelmente minha carteira deve alcançar a incrível marca de 35% a.a, obviamente que esta marca esta condicionada ao  índice se manter  nos níveis atuais e  posteriormente venha receber alguns dividendos provisionados até o final deste ano.

                                              Estratégia com selo Barsi de qualidade.         
              

   
                                                                                                                               
     Para  iniciantes não recomendo nada do que estou fazendo por aqui , por acreditar que é preciso certa maturidade e conhecimentos um pouco mais aprofundados de valuation, contabilidade , economia.

 Cabe ressaltar que meus  modelos operacionais não são muito sofisticados e podem ser encontrados nos seguintes livros.

Graham aprova estratégia do mestre





Iniciante
Investidor  Inteligente ( Benjamin Graham)
O jeito Peter Lynch ( Peter Lynch)
Faça fortuna com ações ( Décio Bazin)


Intermediário:
Security Analysis ( Benjamin Graham)
Warren Buffet e analise de balanços ( Warren Buffet)
Investindo em Small Caps (  Anderson Lueders )


Avançado
Valuation:Como precificar ações ( Alexandre Póvoa)
Valuation: Como avaliar empresas e Escolher as melhores ações ( Aswath Damodaran)



      Algum dia farei  posts específicos falando sobre modelos operacionais que uso  devidamente testados e aperfeiçoados por minha persona no mercado de capitais tupiniquim.
     Por hora estou mais interessado em validar minhas teorias com prática,  posteriormente continuarei a postar  resultado pelos próximos exercícios até que atinja meus objetivos primários no mercado de capitais,  500 mil reais nos próximos 3 anos.

Existe 3 tipos de empresa na minha estratégia:

Perpetuas: Empresas & fundo de investimento imobiliario ao qual só vendo em duas situações:
- Perda de fundamentos
- Precificação exagerada ( Bolha)
Racional:   Meu foco nestes ativos sempre foi  alocar lucro feito em ativos descritos abaixo como forma de proteger capital e aumentar participação em valor.

- Empresas&fundos de segunda linha: Embora possuam fundamentos sólidos podem ser vendidas para  obter maior desempenho em ativo sub precificados ou comprar valor nas empresas perpetuas.

- Empresas sub precificadas: Compro baseado em modelos de valuation , vendo estas empresas quando atingem meu preço alvo, também posso vender por  perda fundamentos ou  melhores oportunidades  no mercado de capitais.

                                                 Zé Mobral a lenda viva da blogosfera

                                                                 

     Notas: Uma das figuras icônicas a qual me inspirei num  passado recente na blogosfera é o saudoso blogueiro Zé  Mobral , felizmente  tive uma breve troca de ideias no mês passado com tal figura antológica por meio de post no blog capitalismos, neste breve post Zé  me  confidencio que esta próximo de atingir seu primeiro  grande sabugo, isso tudo depois de sair do limbo  cinco anos após ter fechado seu  blog, na época Zé  apresentou um desempenho operacional de fazer tremer qualquer marmanjo na blogosfera.

                                 Zé assim como eu possui algumas características: 



 - Ganha mal e faz sacrifícios para aportar todo mês seu parco dinheirinho.
 - Busca estratégia ativas no mercado com objetivos claros de  maximizar seu dinheiro.
 - Possui uma taxa de frugalidade acima da média para seu padrões.
 - Saiu do nada e conseguiu obter  uma modesta  quantia no mercado de capitais ( 233 mil na ultima postagem que tive acesso ), tudo isso  sem possuir aportes robustos como grande  maioria do milionários da blogosfera.

  Conselhos do mestre para iniciantes na bolsa de valores, frugalidade , liberdade financeira etc



                                                                           
Abraços

30 comentários:

  1. Fala Mestre,

    Desempenho sensacional.

    A historia do Ze Mobral é fantastica.

    Concordo contigo que a maioria dos milionarios aporta bem pra caramba, muito longe da nossa realidade.

    Eu consegui altos aportes tambem por estes ultimos meses, mas a farra do boi acabou e volto a aportar normal.

    Lembrando que ha 5 anos atras meu nivel de aporte era 3K no maximo, entao tambem estou no grupo das zebras que conseguiram chegar la kkkk.

    Tenho pensado em atuar mais ativamente na bolsa, mas, nao tenho tempo de executar operacoes.

    Ocorreu uma distorcao em BCIA que chegou a 125, cheguei a ver a ordem de compra acima de 120, era pra vender com bom lucro, mas as reunioes nao deixam, infelizmente.

    Abraçao e vamo q vamo rumo ao milhao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro fazer movimentações com ações por causa da isenção para vendas de swing, position abaixo de 20 mil a.m.

      Aproveita esta fase de altos aportes que o dinheiro de hoje é que faz diferença no futuro.

      Gestão ativa leva tempo, não recomendo gestão ativa para quem não dispõem de tempo para estudar todos meandros das operação, apurar imposto etc

      Abraço

      Excluir
  2. Infelizmente nesse meu período de desempregado não posso voltar a minha estratégia. Eu tinha uma planilha que atualizava a cada segundo os papéis com mais volatilidade da bolsa. Aquele que batesse 1% de diferença pra baixo de acordo o fechamento do dia anterior, a planilha me alertava, eu ia atrás de notícias e se não fosse algo impactante eu comprava, afinal de contas, tudo tem sua correção natural. Fiz alguma grana desse jeito. Se a minha preguiça e burrice não falasse mais alto, eu teria feito muito mais, já que parei principalmente por a corretagem ser alta.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pobre da minha experiência de mercado posso lhe afirmar que operar preço via gráficos não deixa ninguém rico, você deve operar fundamentos, leia o livros acima que tu vai conseguir operar bem na bolsa.

      Ficar vendendo e comprando torto e a direita via gráfico sempre será uma maneira de deixar corretores ricos.

      Você tem de comprar empresas boas e baratas, posteriormente vender quando houver algo melhor com um preço mais em conta ( sempre abaixo da faixa de isenção mensal), para determinar o que esta caro ou barato vai muito estudo.

      Até por isso não é um método para quem esta iniciando , mas é extremamente lucrativo.

      Abraço

      Excluir
  3. É isso ai MD,
    seus conhecimentos são bastante diferenciados mesmo.
    Você tem uma excelente capacidade analítica. Isso é ótimo.

    Crescer "na raça", sem poder fazer aportes mirabolantes e enormes é bem complicado mesmo.
    Claro que pra quem ganha "bem", não é tão mais fácil aportar, porque também consomem muitos serviços e produtos que deixam a capacidade de acumular próxima de 0. Isso muito me lembra o susto que o Investidor Precoce deu na galera quando vendeu seu carro, comprou dois populares e guardou 70k de troco....
    hehehe...

    Mas vamos nessa meu caro.
    Sucesso na caminhada e, por favor, nos brinde com seus conhecimentos.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se o cara aliar aportes altos e conhecimento de mercado pode ganhar muito dinheiro em pouco tempo.

      O que mata este pessoal é inflação do padrão de vida, algo corriqueiro entre membros da blogosfera.

      Abraço

      Excluir
  4. MD...voce tem colocado dinheiro em tesouro direto ou parou de vez? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por hora parei , estou operando apenas ações e fundos imobiliários.

      Abraço

      Excluir
  5. Iae mestre, pensa em fazer alguma certificação no mercado financeiro?

    Você falou no índice se manter, acredita que o ibov se sustenta assim no topo muito tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certificação é só para quem quer trabalhar como analista.

      Eu não pretendo trabalhar como analistas, vou adiante quem sabe operar trabalha para si mesmo e ganha dinheiro sem vinculo com terceiros.


      Por isso sou fá de gestores e traders independes, quem trabalha em corretora não tem grande conhecimento de mercado.

      Caso contrario estaria em casa ganhando dinheiro em vez de ficar dando call de venda e comprar para terceiros.

      Não faz sentido trabalhar para terceiros quando se pode operar para si mesmo.

      Abraço

      Excluir
  6. Fala Mestre!

    Parabéns pelo resultado! Vendo a história do Zé Mobral, suas estratégias se mostram similares. Talvez a dele mais arrojada (posso estar enganado)

    Assim que ficar mais claro as coisas para mim, tipo entender melhor os estudos, pretendo passar a estratégia de passiva para ativa, pois me encontro no grupo de "aportes suados"

    Keep it going! os 500k logo logo se apresentam!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A estratégia do zé é mais arriscada, minha estratégia é mais conservadora. Felizmente na crises minha carteira não derrete por causa da alta resiliência de FII e ações de primeira linha.

      Acredito que no longo prazo esta estratégia aguente mais os momentos de crises.

      Porém no BOOM de mercado a estratégia do Zé é mais lucrativa.



      Abraço

      Excluir
  7. LEGAL MEU AMIGO. Fico muito triste em ter chego tarde aqui na blogosfera e ter perdido a época dessas lendas vivas como vocês falam.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A época da pré historia na blogosfera nutria muitas lendas sobre renda variável.

      A partir do momento que todos foram estudando e desenvolvendo suas estratégias ao longo dos últimos três anos conseguimos evoluir de patamar.

      Muito dos blogueiros que venderam lá na baixa em 2014, 2015 hoje estão amargando prejuízos.

      Abraço


      Excluir
  8. Legal mestre, ainda sou do tempo do mobral, putz o cara era fera. Agora me diz voce utiliza opcoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não utilizo opções por achar derivativos complexos e com potencial destrutivo ainda maior que trades convencionais.

      Utilizo hedge, arbitragem de valor, valuation etc.

      Excluir
  9. O Zé Mobral casou com a índia que conheceu no Tinder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que tudo indica sim, no post que tive contando com ele o mesmo me disse que casou em 2015 e teve de sacar dinheiro do mercado acionário para construir sua casa.

      Abraço

      Excluir
  10. O nível iniciante dos livros que você divulgou já são um passo muito sólido rumo a independência financeira, fazer poupança na bolsa com aportes menores durante um longo período no mínimo vai ajudar as pessoas a terem uma velhice digna. De verdade eu parei no livro do Benjamin Graham, achei que não precisava de mais conhecimento técnico e investi em fortalecer minha paciência e controle emocional.
    Parabéns pelo post MD, foi excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem visa focar no aporte na fase inicial este conhecimento é irrelevante, mas para quem visa obter um desempenho acima da média é necessário ter este tipo de conhecimento.

      O ideal é na fase avançado aliar melhor de dois mundo Aporte parrudos + rentabilidade .

      Abraço

      Excluir
  11. Respostas
    1. Os livros que postei principalmente os de valuation são essências para quem deseja operar fundamentos.

      Abraço

      Excluir
  12. Mestre, esse swing é em portobelo ou unipar?
    Esse mês ta dando vontade de vender tudo e segurar o lucro kkkkk
    CS ta segurando grazziotin..já estou com 30% em grazziotin e to me cossando pra n entrar mais vide que essa barreira em 23 vai durar um tempinho.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O swing trade por hora é segredo, revelo quando fechar posição.

      Grazzitin a 23 esta uma barbada, enquanto estiver nessa faixa de 23 to comprando de baciada, mas ao que tudo indica a posição da griffo esta sendo liquidada rapidamente e deve acabar no próximo mês.

      O ativo esta negociando com um desconto fenomenal! Espero que até minhas próximas compras este ativo ainda esteja descontado.

      Neste mês comprei grazziotin e EGIE, no caso em particular da grazziotin só vendo quando ficar com bolha.

      Lucro contaste e numero pequeno de ação = LPA crescente.


      A ultima recompra de ações vai fazer o lucro aumentar uns 7% no próximo ano + uns 5% do operacional.

      Uma das empresas que mais boto fé na minha carteira de small caps.

      Estou com 1.300 ações e aumentando aos poucos.

      Abraço




      Excluir
  13. Fala mestre, apesar dos aportes considerados baixos por aqui serem altos para mim, eu me motivo com histórias de pessoas que saíram do nada e conseguiram dá a volta por cima, não conheci o zé, mas vejo outros tantos saindo do nada e alçando grandes voos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe maromba já estive com aporte menores, demorou 4 anos até chega ao nível atual de aporte atual, bem no inicio eu aportava 500 , 600 até 100 por mês.

      Abraço

      Excluir