quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Giro de mercado

Avistei oportunidade pontuais em ações após resultado interessante do ITAÚ. OBS ( Estava acumulando muitas ações de ITUB3& ITSA3 antecipando ótimos resultados adiante), sem contar que o mercado acionário estava apresentando alguns preços convidativos após ( circuite Break).

Resumo da operação:

Vendi TAESA 700 ações ações por 22,65 ! Adiante não é que  Taesa disparou KKK
TAESA é uma das melhores pagadoras de dividendos no Ibovegas, porém a perspectiva de lucro nesse setor são limitadas ! Motivos?  receita é definida pela RAP contratada , então ação sobe de acordo com a curva de juros futuros + resultados , porém a receita fica limitada pela RAP contratada na concessão. Resumo:  Existe Pouca possibilidade de ganhos expressivos com valorização.


Entrei no trade com um % das vendas de TAESA, porém após avistar um belo resultado do ITAÚ, ação ao qual vinha comprando grande posições por meio de ITUB3 e  nos últimos meses por meio de Itaúsa.

Nos últimos meses comprei 700 Ações de ITAÚSA a preço médio de 8,80, então resolvi dar uma grande tacada após resultado anunciado pelo ITAÚ comprei 1.800 ações por um preço médio de 9,18. O dinheiro veio do aporte mensal + venda da posição do trade.

O trade deu lucro de aproximadamente 1% ou 80 reais, mas após comprar ações do ITAÚSA a mesma disparou e hoje não sai por menos de 9,28.

Sendo assim Meus objetivos a seguir são: Constituir  caixa para trades + Repor posição anterior em TAESA.

Como minha carteira é constituída em grande Parte de ITAÚ , com ótimo resultados da empresas minha carteira  disparou alucinadamente em mais de 4 mil reais em montante atualizados.

ITAÚ acaba de anunciar proventos e no próximo mês devo Receber aproximadamente 500 reais.


Minha posição em ITAÚ : 1257 Açõe on
ITAÚSA: 2500 ações on



Carteira Atualizada: 250 mil reais !
Aporte até o momento: 2.500 + 300 aporte futuro ( metade do mês )= 2800
Proventos FII: 700 reais
Dividendos ações: 700 reais
Dinheiro em caixa: Aproximadamente 1.000


Abraço




17 comentários:

  1. Boa girada de carteira!!! Pelo visto pegou gosto por ações em comparação com os FII...Tem preferido ações ao inves dos FII? Voce acha que os FII vao sofrer novas quedas de rendimentos ao longo do ano que vem? E os valores das cotas? Será que perto das eleicoes teremos umas boas quedas? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FII = juros futuros
      Juros = Futuros em queda FII em alta

      Porém boa parte já esta precificada! Lembrando que este tipo de precificação é burra por não levar em conta m2, vacância , custo de carrego etc

      Trocando em miúdos FII vai sofrer muito até 2022, principalmente FII do setor de escritório, se formos comparar com ação que esta rendendo muito mais com payout menor.


      Por exemplo Itaúsa paga absurdos 6% até um tempo atrás , depende do preço pago até 7% em contra partida possui um payout de apenas 50% vs FII que rende 7 ou 8% com um payout de 100%

      Analisando por esta ótica ações de dividendos estão apresentando um melhor retorno .

      Até quando não sei porque quanto mais sobe maior é o risco, ademais os lucros nas empresas são mais voláteis com exceção do setor elétrico .

      Sempre gostei de ações , só comprei FII porque os preços estavam mais convidativos anteriormente, além claro de FII serem menos arriscados e servirem como hedge da carteira com fluxo de caixa constante.
      Fluxo de caixa é crucial para minha estratégia baseada em dividendos. Lembrando que uso dividendo + aporte para comprar empresas com bom valuation no mercado.



      Abraço

      Excluir
  2. Fala mestre,

    Estou segurando caixa tb para trades, mas a minha ideia é concentrar tudo em ITAU para os próximos 2 anos. Acho que a bovespa ainda vai sofrer bastante com risco eleitoral e o cenário externo tá muito calminho pro meu gosto. Acho que vamos ter boas oportunidades de entrada a frente.

    A carteira de FIIs eu resolvi deixar parada já faz um tempo, comprei bem a maioria e muito seguindo suas dicas. Não gosto de vender por causa do custo com imposto. Mas, se as quedas do IBOV vierem antes do esperado, eu vendo algumas cotas pra entrar.

    Boa entrada no circuit breaker. Mandou bem. Queria ter mais caixa na época pra ter aproveitado.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bancos sofrem mais ! Se você quer fazer hedge vai para setor elétrico e empresas com receita em dólar.


      Tenho valores altíssimos aplicados diretamente e indiretamente em Itaú , 30% da minha carteira é Itaú.

      Mas se levar naba minha carteira vai sofrer bastante, é o risco que estou correndo para tenta obter uma maior rentabilidade.

      Abraço


      Excluir
  3. Boa estratégia Mestre.

    Eu continuarei formando renda passiva nos FIIs, FIIs mais perenes como falamos, mas tenho vontade sim de voltar a comprar ações.

    Na minha cabeça eu enxergo os dividendos com algo muito abaixo dos pagamentos dos FIIs (mesmo sabendo da valorização da cotação se a ação for boa), e isto acaba me desanimando, pois meu momento é mais “gerar renda passiva para aportar mais no mês seguinte”.

    Já estou de olho em algumas ações (não só do Itaú) há algum tempo ... Um dia eu entro, talvez até aplicando pequena parte do valor de venda de meu último imóvel. Vamos ver.

    Um abraço e sucesso nas movimentações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é ao contrario como explicado anteriormente: Se a empresa dobrar lucro, supondo que pague 6% a.a com payout de 50% , adiante você recebe 12% a.a.

      Se você comprar uma empresa que faz constante recompras de ações, muito provavelmente dividendo por ação vai subir consequentemente o preço da ação também.

      Obviamente é necessário muito estudo , muito mais que FII.

      Por estes dias Barsi recebeu 59 milhões só em dividendo da UNIP Carbocloro.


      O PM dele deve estar na casa dos 4 ou 5 reais , ou seja ele recebeu mais de 200% de retorno só nessa ação em dividendos.


      Abraço

      Excluir
  4. Mestre,

    Foi uma aula de giro de carteira kkkkk.ITAUSA a 8,80 tá bom mesmo, a 9,18 tá dentro da ideia.

    Qual seu PM em ITUB3? Eu tenho a 29,20 mas é tão pouquinho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi das melhores ! Porque TAesa disparou !
      Mas consegui boa entrada em Itaúsa a qual vinha montando posição já faz alguns meses .

      Meu PM em ITUB3 : 31,56
      Meu PM em ITAúsa: 9,10

      Aproximadamente 75 mil em valor de mercado alocado diretamente em indiretamente em Itaú .

      Pretendo aumentar bastante minha posição em Itaúsa por casa da compra recente da alpargatas, obviamente eu tenho um limite que aceito pagar pela ação se for acima eu deixo de comprar.

      Abraço


      Excluir
  5. Fala mestre, Itaú e consequentemente itaúsa creio que são as ações mais comentadas por onde ando, realmente são grande ações, entrei na ITSA3 a 8,62 queria ter mais pra entrar nela, mas logo aumentar a posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda na boca do povo , mas tem de analisar outras ações também fora do radar também.

      Abraço

      Excluir
  6. Meti bala hoje em itas3 e ciel3, taesa vai ficar mais pra frente

    ResponderExcluir
  7. Fala mestre!
    Gosto muito da taesa.
    O motivo da subida da ação foi principalmente pelo adiamento da venda da parte da CEMIG para novembro.. Ou seja, quando tivermos próximos e a CEMIG resolver realmente vender sua parte acredito que as ações irão cair a um patamar interessante.
    Entrei em IRBR3, a 27 reais na IPO foi bem interessante.
    Agora com esse governo querendo aumentar os impostos..se for igual ano passado que fez com que os FIIs tombassem vai abrir boas oportunidades de compra.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , também tem a questão deflação,redução do rap etc que deve afetar os próximos balanços.

      Ultimo balanço foi bem ruim! diga-se de passagem não engoli muito aquele desculpa de deflação.

      Abraço

      Excluir
  8. Interessante acompanhar as suas movimentações de carteira

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim faz parte da estratégia: Tem matar a cobra e mostrar o pau KKKk

      Excluir