sexta-feira, 28 de abril de 2017

Balancete Abril + ( 5.667,84) Rentabilidade ( 0,98%)


                                                                 Sessão Ações
                                                                            

                                                          Rentabilidade Acumulada
Ibobesta no ano: + 8,59%
Carteira de ações do mestre:13,67%




Destaque da carteira: Grendene soltou um balanço muito bom no  1T7 , se levarmos apenas hoje ação avançou incríveis 5,79%. O mercado observou atentamente um belo balanço na Grendene, adiante mercado se empolgou e saiu pagando agiu no preço da ação, como já havia montando minha pequena posição estou tranquilo. Neste mês recebi em proventos da Grendene um total de 214,64 + 13,20 Itaú + 2,64 Bradesco.

Total recebido em proventos: 230,48

- Importante salientar:  Quando senhor mercado avista um balanço com resultado acima da média, grande parte das  sardinhas saem pagando agiu na ação, quem montou posição antes ganha toda valorização.

Bradesco : soltou um balanço meia sola!  lucro aumentou , porém basta um olhar atento para se perceber algumas inconsistências no balanço " Aumento de PDD, aumento de inadimplência, Carteira de crédito ruim.

Em suma não gostei do que vi.



                                                                        Sessão FII

Aluguel recebidos do mês: 1024,71

FII de tijolos: Anda cada vez pior com vacância e inadimplência explodindo ao sete cantos , no final da tarde um  fundo imobiliário da carteira do mestre RGNO soltou um fracionado com noticias ruins, tenho feito um  acompanhamento constante na carteira. Neste meio tempo pude perceber os rendimentos caindo mês a mês,  lembrando que estou fora do mercado faz exatos 5 meses, exatamente por antever estouro de vacância com  preços esticado sem  margem de segurança adequados ao riscos contidos nestes ativos.


                                                                 Sessão consolidada

Resumo do consolidado
Período de apuração: 24 meses
Rentabilidade no ano: 14,81%
Rentabilidade no mês: 0,98%
Rentabilidade Histórica:47,09%
Média de Rentabilidade a.m = 1,96%
Aporte:3.450,00


A carteira chegou ao incrível marca de 228.832,69!  meus aporte mirrados aliados a frugalidade extrema estão fazendo sua parte para aumentar minha bola de neve em uma  velocidade até  interessante.

Tenho comprando bastante livros de valution nos últimos anos, estes livros por sua vez tem me ajudado avaliar estratégias e tirar um pouco mais do mercado,como podem ver nestes dois anos quase metade da carteira veio de rendimento do mercado.

                                                 Mestre comemorando no home office:

                                                            


                                                Objetivo do mestre até final do ano.
                                                               


Tirinhas da frugalidade:

Não seja patrocinador

Alguns anos atrás alguns me  perguntavam " Barsi", até agora eu não entendi porque você não tem uma BMW.

Sabe porque eu não tenho? Eu não tenho porque eu tenho BNE4.

- Em seguida questionavam " Mas que carro é esse BNE4?"

- BNE4 era o código da bolsa do banco noroeste. Estas ações nem existem mais , pois o banco foi adquirido pelo banco Santander. Mas na época as ações pagavam generosos dividendos.
- As pessoas até tentavam me convencer que eu deveria gastar o dinheiro que eu tinha. Não se deixe influenciar  pelos outros.

- Ao longo do tempo eu passei a pensar: Se eu tiver 100 mil para comprar  um carro, e eu puder comprar um carro de 50 mil, significa que eu posso comprar um carro de 50 mil e vai sobrar outros 50 mil para comprar mais ações, que era a minha prioridade.

- E  assim fui montando minha carteira de ações, muitas destas ações foram adquiridas com dinheiro que poderia ser gasto com bens supérfluos.



Boa sorte .



37 comentários:

  1. Boa noite! Passando para divulgar um novo blog: http://finansferas.blogspot.com/. Criei o blog para compilar as postagens da blogosfera financeira e oferecer acesso rápido aos respectivos sites. A ideia é auxiliar e dar visibilidade aos blogs de finanças, matéria ainda pouco debatida entre nossos círculos sociais. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa vou dar uma olhada com calma depois.
      Boa sorte em sua jornada.

      Excluir
    2. E aí, devido a este quadro atual, ta aportando só renda fixa?

      Excluir
    3. Ainda não.

      Estou aportando em ações que acredito estarem com bom potencial de valorização para os próximos anos.

      Então estou ainda em renda variável , mas isso vai inverter conforme ativos de renda variável vão esticando sobre relação risco retorno e o fluxo de caixa futuro vai diminuindo.


      Enquanto encontrar ações sub avaliadas pelo mercado vou fazer compras esporádicas.
      Recentemente venho fazendo uma grande aporte no setor bancário, enquanto estiver dentro do range do valor intrínseco da ação vou continuar comprando de baciada.

      Como trabalho: Fluxo de caixa futuro trazido a valor presente + perspectiva de lucro + margem de segurança + Premio de risco + relação risco retorno superior a renda fixa = Aportes em renda variável.


      A taxa neutra na economia tupiniquim gira em torno de 7% a.a, então ação tem de me dar pelo menos uma perspectiva de lucro futuro em cima deste valor.





      Excluir
  2. Amigo, gostaria de poder me inscrever para receber por email a newsletter e entrar no blog. Agradeço, obrigado pelas dicas, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho newsletter.
      Basta entrar no blog uma vez a cada duas semanas, posto com pouca frequência em relação a outros blogueiros da comunidade de finanças.


      Excluir
  3. Parabéns, Mestre. Mais um mês de crescimento e rumo à IF.

    Gosto demais do seu gráfico patrimônio histórico, a curva só subindo.

    Específico ao ágio das ações kkkk ontem, por exemplo, HGTX3 e FLRY3 dispararam 16% e 11%, a sardinhada saiu comprando igual louco. Daqui uns dias o mercado corrige e eles vendem kkkkkkkkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso mercado reprecifica a empresa conforme balanço.
      Umas das formas de comprar valor a preços módicos, Estudar bastante a empresas para identificar quando senhor mercado esta maníaco depressivo. Quando resultado aparece a ação tende se valorizar.


      Excluir
  4. Boa Mestre, como o pessoal disse seu gráfico é show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja tudo isso não.
      Mas da para perceber bem como minha estratégia se da no mercado.

      Tem muito blogueiro que diz maravilhas das estratégia , mas não consegue colocar em números como esta se saindo.

      Excluir
  5. Bom dia mestre,
    tenho uma duvida aqui ...quando por exemplo vende uma ação ou fll o lucro liquido entra na renda passiva daquele mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.

      Isso conta apenas como ganho ganho de capital.
      Renda passiva: Tudo aquilo que você faz sem precisar mover um dedo " Apenas no piloto automático"

      Excluir
    2. Obrigado, ja mudei minha planilha de lucros
      Abç

      Excluir
  6. Buenas, Mestre! Também acompanhei o balanço do BBDC e tive a mesma impressão. No release explicam que o aumento foi pontual devido à inadimplência de um big fish... por hora colou...

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu acredito que este Big fish seja oi KKKKK

      O bradesco sempre teve uma carteira de crédito pior que ITAu.
      Quando se analisa setor financeiro a primeira coisa que devemos olhar é a carteira de crédito.
      Quando pior a carteira de créditos maiores as chances de prejuizo futuro.

      PDD aumentando é sinal de carteira de crédito ruim e pode ter certeza que vai vir prejuizo a frente.

      Excluir
  7. Grande Mestre! Decolamos na GRND, a sardinhada tb gostou do balanço kkkkk

    Os Fiis de tijolo vem acentuando a crise, e isso vem refletindo em nossas carteiras de maneira contundente. Mas, como olhamos o futuro e não o presente, continuamos na luta!

    Obs: Acho que tem uma inconsistência ou "nega de dedo", IBOV anual 2017= 8,58%

    Abraços Mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vi isso peguei fechamento do primeiro dia do ano em vez do fechamento do ultimo dia do ano anterior.

      O futuro para construção civil vai ser demorado: O ciclo neste setor é lento, ou seja um setor que só vai bem com algumas variáveis a favor.

      - Juros baixos
      - Emprego nas mínimas históricas
      - Pouca dívida nas famílias
      - Aumento de salário real.
      - Fiscal do governo
      - Saúde do sistema financeiro.
      - Estoques em baixas históricas etc


      Não observamos nenhum deste fatores na conjuntura atual = Ciclo lento.

      Recupera vai se dar nessa ordem
      - Fiscal do governo
      - Recuperação de empregos
      - Desalavancagem de empresas e famílias
      - Aumento de crédito
      - Redução de estoque

      Vai demorar muito tempo! Tem de fazer a conta em cima do custo oportunidade.

      Se demorar 5 anos para recupera e você comprar outra empresa que de mais lucro nesse meio tempo com este dinheiro pravalmente perdeu dinheiro " Custo oportunidade".

      Mercado imobiliario = Funciona em cima de ciclos longos cada ciclo tem duração em média de uns 8 anos até uma década.

      Agora imagine que você compre um imovel no inicio do ciclo de baixa.


      Pelos indicadores que tenho acesso via relatórios de consultoria se encontramos na metade do ciclo.

      Recuperação mesmo só 2020 para cima.

      boa sorte em seus investimentos

      Excluir
  8. Realmente Mestre! Os fundos imobiliários pela vacância exacerbada e preços caros, está meio preocupante, no momento reservo 20% dos investimentos para essa classe de ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você fez certo em comprar fundo de shopping, lajes corporativas vai de mal a pior.

      Abraço

      Excluir
  9. Fala Mestre!

    Depois destrincho e leio em detalhes seu post, só pra não atrasar seu lado: renda passiva de abril 2017: R$ 7.705,56


    Este mês foi show ...

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Viver já adiantou bastante meu lado.
      Abraço

      Excluir
  10. Mestre, muito bom o fechamento e a mensagem no final.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Fala MD...

    Que fechamentos...

    Acompanho as postagens/controle das FII, está muito bom...

    ABs.

    ResponderExcluir
  12. Mestre,

    Opa, também tenho grendene ...

    É esse negócio de querer mostrar status ... não está com nada .. que adianta gastar todo seu dinheiro .. pra mostrar pros outros q vc é bem sucedido e tem dinheiro???

    enfim ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa rodolf é uma ótima empresa KKK Pena que tenho uma parca posição nela.

      Vai custar 30 reais se continuar nessa pegada! E pensar que estava custando 17 reais alguns meses atrás.

      Excluir
  13. Grande Mestre,

    Devido a similaridade de nossa carteira, tive o mesmo rendimento que você. Grendene disparando, Itau indo dentro do esperado e FII dando aquela recuada. Sigamos em frente amigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Mestre, existe alguma possibilidade de vc fazer um "share" de sua planilha, acho que o layout/informações que ela apresenta são super interessantes , se sim deixo lhe um e-mail pessoal para enviar.
    desde ja muito obrigado e sucesso nos investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a planilha não esta disponível por ser uma adaptação do meu operacional.

      Não tem como disponibilizar meu setup operacional por causa dos script e imputs que uso no mercado.

      Boa sorte.

      Excluir
  15. Seus resultados estao mt bons mestre.
    Meu rendimento de dividendos esse mes de abril foi R$6400. O maior da vida até agora.
    Vamos bater mais recordes. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa frugal já adicionei sua renda na carteira.

      Excluir
  16. Amigo, boa tarde! estou começando a investir, poderia por gentileza, me encaminhar a planilha acima para eu controlar meus investimentos? meu email é rubens.bezerra@gmail.com
    Muito Grato
    E sucesso!

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA,Nobre Mestre dos Dividendos

    Estive analisando algumas empresas e notei que os valores praticados hoje estão acima de uma relação riscoxretorno aceitável, planejo realizar meus aportes em empresas que apresentem um valuation favorável de entrada; Acredito que os próximos meses seria melhor realizar os aporte em RF para geração de reserva, para quanto a Bolsa despenar tivermos GÁS para aportar grandes valores.

    Mestre, você compartilha deste mesma visão, você enxerga que os ativos(IBOV,IFIX)estejam extremamente esticados? propiciando aporte em RF.

    Obrigado desde já pela sua sabia resposta, MESTRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use índices para estimar se esta caro ou barato, uso de valuation + Fluxo de caixa descontado em relação a outras aplicações no mercado para estimar se esta barato ou não.

      O que posso lhe dizer é que sim existe empresas sem margem de segurança " Aporte nas que tem margem de segurança .

      Se não tiver nenhuma compre renda fixa!



      Excluir